Braços cruzados sobre o peito apontam para o desejo de criar uma barreira com alguém que não nos transmite confiança. Tem um significado negativo e indica que a pessoa não concorda com o que lhe está a dizer, que está indecisa ou que não gosta de uma situação.
Cruzar os braços também pode dar a impressão que você está entusiasmado sobre as informações que vai passar, ou que algo está incorreto ou errado. É uma postura defensiva que vai sinalizar defesa e resistência e criar uma distância entre você e seu público.
Os braços abertos demonstram uma atitude confiante e construtiva e geram uma impressão positiva. Você é visto como direto, sincero e confiável, desde que os seus demais gestos também sejam francos e abertos.
Este gesto pode indicar uma série de situações: que você está escondendo algo; que está muito tímido ou com vergonha; que não tem certeza daquilo que está dizendo; ou até mesmo que gostaria de manter distância de outra pessoa.
Ambos os polegares alinhados Os polegares alinhados conforme você cruza os dedos indicam autoconfiança e capacidade de observar detalhes. Você é uma pessoa autoritária, mas também empática. No entanto, sua franqueza, motivada por profunda honestidade, às vezes faz as pessoas se sentirem mal.
Muitas vezes cruzamos os braços quando nos sentimos irritados ou contrariados, como uma forma de contenção. Um claro exemplo deste caso é quando pedimos às crianças para fazerem algo que não querem fazer. Com este gesto também nos permitimos comunicar contrariedade sem termos que dizer uma palavra.
O gesto conhecido como "sinal da vitória" na Alemanha e em muitos outros países, no Brasil indica "dois". Dependendo das circunstâncias, é usado como sinal de "paz".
Gesticular enquanto fala - o famoso "falar com as mãos" - é comum em todo o mundo, entre todas as culturas. Muitos teóricos da comunicação acreditam que o gesto serve para enfatizar pontos importantes da fala, ou para elucidar ideias específicas - lembre-se da pessoa "desenhando no ar" algo a que se refere.
9- Mexer na orelha ou coçá-la A mesma simbologia do olho, mas, neste caso, a pessoa não quer ouvir a própria mentira. Ele tenta tapar os ouvidos metaforicamente.
Colocar a mão no queixo Não é um péssimo sinal, mas é bom ficar atento. Se um dos dois coloca a mão no queixo, como se estivesse com uma pequena coceira, significa que o outro está sendo avaliado.