A candidíase é uma infeção fúngica (causada por um fungo, a Candida sp). É uma patologia (doença) que afeta frequentemente o sistema genital e que produz alguns sinais e sintomas muito caraterísticos (veja em sintomas), podendo no entanto, afetar qualquer órgão ou sistema do nosso organismo.
As Candida spp são a causa mais frequente de infecções fúngicas humanas. A espécie mais prevalente, a C. albicans, sendo um importante microrganismo comensal da cavidade oral, em determinadas condições, torna-se patogênica, aparecendo associada a várias situações patológicas.
A Candida é um microorganismo saprofítico, oportunista, que ataca sobcondições favoráveis, como um decréscimo do pH vaginal ou alteração nomecanismo de defesa. A presença de corrimento é provavelmente a maisfreqüente queixa de paciente do sexo feminino.
Os fungos são seres eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, heterotróficos e aeróbios ou anaeróbios facultativos (leveduras). Pertencem ao Reino Fungi, segundo a classificação de Robert Whittake em 1969 ou ao domínio Eukaryota, proposto por Thomas Cavalier-Smith em 2003.
albicans está mais associada com os sintomas do que as cepas não-albicans, as quais geralmente são mais resistentes às terapias habituais. A candidíase vulvovaginal é caracterizada por inflamação verdadeira da vagina devido à infecção por Candida sp.
A candidíase sistêmica é uma infecção invasiva do sangue ou de outros locais normalmente estéreis (por exemplo, líquidos pleural e peritoneal) causadas por espécies de Candida.
Os resultados como Lactobacillus sp, cocos e bacilos são considerados achados normais, fazem parte da flora vaginal e não caracterizam infecção. Considerando-se os microorganismos que causam infecção, a presença de Gardnerella vaginalis e da Candida sp., ambas são classificadas como vulvovaginites.