15 02h00. Edward Said definiu o "orientalismo" como o empreendimento de construção de um Oriente (árabe-muçulmano) imaginário por intelectuais ocidentais. ... Hoje, ironicamente, o "orientalismo" ganha uma imagem espelhada no "ocidentalismo", que também é obra de intelectuais ocidentais.
Adquirir hábitos e costumes do oriente.
Os países que fazem parte do Ocidente estão situados no hemisfério Norte, são democracias liberais, economicamente desenvolvidos e com uma macro cultura semelhante. O capitalismo é o seu sistema econômico e o progresso técnico-científico é um dos seus principais motores.
O orientalismo é um estilo de pensamento baseado em uma distinção entre Oriente e Oci- dente. ... O Oriente precisava pri- meiro ser conhecido, depois invadido e possuído, e então recriado por estudiosos. (Adaptado de Edward Said, Orientalismo.
É um processo através do qual sociedades não-ocidentais recaem sob a influência da cultura ocidental em questões tais como indústria, tecnologia, lei, política, economia, estilo de vida, dieta, língua, religião ou valores ocidentais.
Ocidentalização é um processo através do qual sociedades não-ocidentais recaem sob a influência da cultura ocidental em questões tais como indústria, tecnologia, lei, política, economia, estilo de vida, dieta, língua, religião ou valores ocidentais.
Orientalismo é um termo polissêmico utilizado tanto para definir os estudos orientais - ou seja, o estudo das civilizações orientais atuais ou históricas, especialmente do Oriente Médio e, em menor medida, do Extremo Oriente - como para designar a representação, imitação ou mistificação, segundo uma visão eurocêntrica, ...
O psiquiatra e psicanalista Alfredo Simonetti traz uma reflexão sobre o nosso atual mundo pós-moderno, sendo as principais características deste mundo contemporâneo, sem ser simplista: a tecnologia, a velocidade, a desregulamentação, o narcisismo e o excesso.
Para ser caracterizado como um mundo virtual, segundo Lévy (1999), um espaço deve se distinguir por pelo menos duas características fundamentais: a navegação por proximidade e a imersão. A navegação por proximidade diz respeito à capacidade do mundo virtual em orientar os atos de um indivíduo ou de um grupo.
Um dos temas do livro de Edward Said é como os estudiosos europeus consideram o Oriente um "outro ontológico." Em vez de buscarem uma verdadeira compreensão das culturas e religiões asiáticas, esses europeus, como Arthur Balfour e Ernest Renan, meramente projetaram seus próprios preconceitos e estereótipos no "Oriente" ...