Quadrilátero Ferrífero é uma região localizada no centro-sul do estado de Minas Gerais, que é a maior produtora nacional de minério de ferro. ... Além do minério de ferro, também são extraídos do Quadrilátero Ferrífero, ouro e manganês. Foi um importante polo aurífero na época do ciclo do ouro.
Esta região recebeu este nome devido aos depósitos de minério de ferro que ocorrem numa área que tem como vértices as cidades de Itabira, a nordeste, Mariana, a sudeste, Congonhas, a sudoeste e Itaúna, a noroeste. A área proposta para o Geoparque abrange aproximadamente 6.500 km² da região do Quadrilátero Ferrífero.
Resposta: 1-região de minas com maior extração de ferro!!! 2-Rio de planalto tem grande importância ,pois ele tem capacidade de gerar muita energia nas hidroelétricas pelas quedas d'águas .
Localizado na porção centro-sul do estado de Minas Gerais e com extensão territorial de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, o Quadrilátero Ferrífero é uma área vizinha a Belo Horizonte formada pelas cidades de Sabará, Rio Piracicaba, Congonhas, Casa Branca, Itaúna, Itabira, Nova Lima, Santa Bárbara, Mariana, ...
Quadrilátero Ferífero 60% de toda a produção nacional sai da região, que tem uma área de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados e abrange os municípios de Caeté, Itabira, Itaúna, João Monlevade, Mariana, Ouro Preto, Rio Piracicaba, Sabará e Santa Bárbara, entre outros.
O quadrilátero ferrífero está localizado no centro-sul do país, especificamente no estado de Minas Gerais, maior produtora nacional de minérios. ... A sua principal importância está relacionada à economia nacional, que em decorrência da extração de minérios passou por momentos de balança comercial positiva.
porque ele é a região responsável por toda a riqueza e prosperidade de minas gerais. e lá encontra-se parte de duas das mais importantes bacias hidrográficas do estado de Minas Gerais, a do rio doce e a do rio das velhas. e contém a reservas de minério de ferro, sendo responsável por 70% da produção brasileira. .
Quadrilátero Ferífero 60% de toda a produção nacional sai da região, que tem uma área de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados e abrange os municípios de Caeté, Itabira, Itaúna, João Monlevade, Mariana, Ouro Preto, Rio Piracicaba, Sabará e Santa Bárbara, entre outros.
O movimento de colisão continental que afetou a bacia dá lugar a cadeias de montanhas e permite a deposição de areias do Grupo Itacolomi em calhas entre montanhas. As rochas do Supergrupo Minas dão forma ao Quadrilátero Ferrífero e nelas ocorre uma das maiores reservas de minério de ferro do mundo.
Devido à natureza do relevo, no Brasil predominam os rios de planalto, que apresentam rupturas de declive, vales encaixados, entre outras características, que lhes conferem um alto potencial para a geração de energia elétrica.