O perioperatório compreende três fases: 1) O pré-operatório que engloba a avaliação pré-operatória na qual é avaliado o risco de complicações frente ao estado de saúde do paciente. 2) O intraoperatório que consiste na intervenção propriamente dita, realizada dentro do centro cirúrgico.
INTRODUÇÃO. O objetivo do ato cirúrgico é melhorar a saúde dos pacientes. O perioperatório é o lapso de tempo que envolve o ato cirúrgico. Está subdividido em três etapas: pré-operatório, operatório e pós-operatório.
A assistência de enfermagem perioperatória caracteriza-se por ser um processo realizado numa fase muito específica da atenção ao paciente, frente ao procedimento anestésico-cirúrgico, no sistema normativo e organizativo do Centro Cirúrgico, no qual os profissionais de enfermagem ampliam suas áreas de domínio, incluindo ...
O termo perioperatório é usado na medicina para definir todo o período desde o momento em que o médico faz a indicação cirúrgica até o paciente poder retornar às suas atividades habituais. Isso abrange todos os exames pré-operatórios, risco cirúrgico, anestesia, a cirurgia em si e os cuidados pós-operatórios.
De modo geral, as intervenções cirúrgicas são realizadas em quatro fases ou tempos básicos e fundamentais: diérese, hemostasia, exérese e síntese.
7. 7 Intra Operatório Começa quando o paciente é transferido para a mesa da sala de cirurgia e termina na Sala de recuperação pós- anestésica. 8. 8 Pós Operatório Começa com a admissão do paciente na SRPA e termina com uma avaliação de acompanhamento clínico ou em casa.
De modo geral, as intervenções cirúrgicas são realizadas em quatro fases ou tempos básicos e fundamentais: diérese, hemostasia, exérese e síntese. - Diérese: É o rompimento da continuidade dos tecidos, ou planos anatômicos, para atingir uma região ou órgão.
Os cuidados de enfermagem citados para prevenção de TVP no período perioperatório foram: massagem; observação; exame físico/avaliação do paciente; improvisação nas medidas protetivas; mudança de posição.
A visita pré-operatória incluindo os cuidados e a orientação ao paciente, sendo uma atividade a ser realizada pelo profissional enfermeiro culminará em uma assistência de forma integral, continuada, participativa, individualizada, documentada e avaliada, segundo revisão bibliográfica.