Em 1862, um geólogo francês, chamado Alexandre Chancourtois, organizou os elementos químicos conhecidos em ordem crescente de suas massas atômicas por uma linha espiral em volta de um cilindro. Esse arranjo ficou conhecido como Parafuso Telúrico, sendo o termo telúrico referente à terra.
Parafuso telúrico foi uma teoria abordada por Chancourtois e tem relação direta com a tabela periódica. Ele organizava os elementos em forma de "espiral" pois pegava um cilindro e "cortava" este em 16 partes, assim cada elemento em cada posição específica representava uma característica, em princípio, massa atômica.
1862 – Parafuso de Telluric de De Chancourtois Creditado como sendo o descobridor original do periodicidade dos elementos e o criador do método tridimensional de acordo elemento e representação. Ele desenhou os elementos como uma espiral contínua em torno de um cilindro de metal dividido em 16 partes.
O trabalho de Chancourtois permaneceu ignorado, pelas arbitrariedades e a não inclusão de diversos elementos e acabou sendo superado pelos que se seguiram. Newlands ordenou os elementos em colunas e em ordem crescente de pesos atômicos.
Parafuso Telúrico Em 1862, Alexandre Béguyer de Chancourtois criou um modelo que agrupava os elementos em ordem crescente de massa atômica, no formato que lembrava um parafuso. Assim, 16 elementos ficavam em cada volta da espiral e aqueles com características semelhantes ficavam um embaixo do outro.
Porque ele foi o primeiro cientista a começar a organizar os elementos químicos em forma de tabela, e os cientistas que mudaram a tabela depois se basearam na dele.
Parafuso telúrico é um modelo criado por Chancourtois para explicar como os elementos já descobertos poderiam ser arranjados. Esse cientista organizou elementos com massas que apresentavam diferença de 16 unidades. Em seguida, ligou-os por ordem crescente de massa. A linha de ligação lembra uma espiral em parafuso.
O Parafuso Telúrico de Chancourtois Em 1862 o geólogo Alexandre Chancourtois propôs o modelo que ficou conhecido como parafuso telúrico. Em uma espiral desenhada na face externa de um cilindro ele organizou os elementos químicos em ordem crescente de massas atômicas.
Alexandre-Émile Béguyer de Chancourtois (Paris, 20 de janeiro de 1820 – Paris, 14 de novembro de 1886) foi geólogo francês. Sua principal contribuição foi a de observar a periodicidade dos elementos químicos. Foi um dos primeiros a classificar os elementos e assim formar uma tabela periódica.