Hipotensão ortostática (também conhecida como hipotensão postural, ortostase e coloquialmente como tontura) é uma forma de hipotensão em que a pressão arterial de uma pessoa cai abruptamente quando esta pessoa assume a posição de pé ou quando realiza uma alongamento (como inclinar-se para trás, esticar os braços ou ...
Ortostase é um termo que significa "em pé". Este termo é frequentemente usado de forma intercambiável com a "hipotensão ortostática ", uma condição na qual as pessoas desenvolvem a pressão arterial baixa dentro de três minutos de repouso.
O ortostatismo é a capacidade de ficar em pé, na posição ereta do corpo. E o ficar em pé sobre as duas pernas é uma capacidade adquirida pelo ser humano e que traz diversos benefícios ao funcionamento do sistema fisiológico, biomecânico, psicológico e social.
Dispneia ortostática que alivia com a posição deitada.
Na posição prona (de bruços), há melhora dos parâmetros respiratórios, facilitando a abertura dos alvéolos pulmonares que não participavam da respiração em posição supina (dorso), proporcionando, assim, melhores trocas gasosas.
A sedestação à beira do leito é uma etapa fundamental da mobilização precoce, precedendo a saída do paciente do leito. (MORRIS et al., 2008). Faz-se, portanto, necessária a viabilização desta rotina para pacientes com déficit de controle de tronco de forma segura.
Posição adotada por um paciente para evitar a dor. Se diagnosticada recentemente e procurar um tratamento adequado a melhora costuma ser rápida .