Alguns preceitos latinos que inspiraram os escritores árcades são: Inutilia Truncat: Esse preceito dialoga com a necessidade de "tirar o inútil" da poesia, entendendo-se esse inútil como sendo o excesso de rebuscamento formal do movimento Barroco.
Fugere Urbem: Fuga da cidade, ou seja, expressa por uma vida simples, bucólica e pastoril no campo, em detrimento de uma vida urbana e materialista. ... Carpe Diem: Aproveite o momento e a vida, ou seja, termo expresso para indicar a efemeridade do tempo.
A frase latina: Inutilia truncat ("as inutilidades devem ser banidas") resume tal posição. Outros temas clássicos são Fugere urbem ("fugir da cidade"), Locus amoenus ("local ameno"), Carpe diem("aproveitar o momento") e Aurea mediocritas ("mediocridade do ouro").
i) Presença dos lemas árcades (Carpe Diem, Inutillia Truncat, Aurea Mediocritas, etc.) Os lemas árcades, retratados no último tópico, consistem na composição de expressões que remetem aos ideais da valorização da simplicidade, aspecto importante dessa escola literária.
A linguagem do Arcadismo era objetiva. Os artistas desse movimento não utilizavam expressões rebuscadas. Diferente do movimento Barroco que se apropriava das figuras de linguagem, como a metáfora, a antítese e o paradoxo, a linguagem do Arcadismo era literal.