No judaísmo, o livro sagrado é a Torá e o conjunto de normas e leis que servem como guia são conhecidas pela palavra halacha. Este vocábulo vem do hebraico, mais especificamente do termo Heh-Lamed-Kaf, que normalmente pode ser traduzido como viagem ou caminho.
A halachá é, portanto, um fato central da vida religiosa reformista judaica. ... Halachá, lembre-se, é a forma predominante de literatura judaica e o modo de expressão judaica em questões de observância e prática.
O que os qualifica como observantes, como são igualmente denominados os ortodoxos, é o fato de se disporem a cumprir tanto as leis da Torá quanto as do Talmude, outro livro sagrado do judaísmo (veja algumas delas). ... Em nome do recato, as ortodoxas têm de usar roupas que escondam o colo, os joelhos e os cotovelos.
O que é Kosher: A palavra de origem iídiche (língua indo-europeia que foi adotada pelos judeus) kosher significa literalmente "permitido" ou "apropriado", sendo utilizada dentro do kashrut, um conjunto de deveres alimentares estabelecidos pela lei judaica (halachá).
A Páscoa, ou Pesach, Haggadah é um dos mais importantes e adorados textos da tradição judaica. No começo da Páscoa, Judeus do mundo todo se reúnem ao redor da mesa para ler o Haggadah, um livro que contém a narrativa tradicional do Êxodo do Egito. "Haggadah" significa recitar ou recontar.
Os judeus não comem carne de porco, cavalo, camelo, coelho, caranguejo, lagosta e camarão. Na verdade, à exceção de peixes com escamas, nenhum fruto do mar é permitido. Há também a proibição de misturar leite e carne. Devendo haver um espaço de seis horas entre os alimentos de uma origem.