Por physis entende-se a substância física da qual todas as coisas eram feitas e também uma espécie de princípio interno organizador, isto é, a estrutura das coisas. Segundo Anaximandro de Mileto, o princípio da physis (natureza) é o ápeiron (ilimitado). ...
Neste contexto, physis significa o "vigor imperante", o "puro surgir"; porém seu significado não se restringe a um movimento unidimensional, ele converge também para a ocultação e para a obscuridade.
Os primeiros filósofos gregos são frequentemente chamados de "filósofos da physis", palavra de origem grega que significa fazer surgir, fazer brotar, fazer nascer, produzir, isto é, "filósofos da natureza", porque se interessavam, sobretudo pela natureza e pelos processos naturais.
Os primeiros filósofos, os pré-socráticos, tentaram estabelecer um "princípio" (arché) da origem e composição do Universo, recorrendo para isso à natureza (physis). Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto e Anaxímenes de Mileto acreditavam que as coisas têm por trás de si um princípio físico, material, chamado arché.
Phýsis (em grego Φύσις, "Natureza") também chamada de Prôtogéneia (em grego Πρωτογένεια, "Primordial"), na mitologia grega, era a divindade primordial da natureza e um dos primeiros seres a surgir no princípio dos tempos. No uso pré-socrático, a physis foi contrastada com νόμος nomos, "lei, convenção humana". ...