Perda limitada de substância superficial da pele, de uma mucosa ou de uma membrana superficial.
Escoriações são lesões simples, que ocorrem na camada mais superficial da pele, por exemplo uma perna ralada em uma criança, sem perda ou destruição do tecido. No geral, o sangramento é pequeno, porém podem ser muito dolorosas porque as terminações nervosas ficam expostas.
As Escoriações são lesões pequenas que ocorrem na camada mais superficial da pele, sem perda ou destruição do tecido.
Em Medicina Legal, são consideradas escoriações: R. Áreas de peles desprovidas de camada superficial. Ao exame da cabeça, observa-se na região frontal direita uma área irregular desprovida da epiderme e coberta por uma fina crosta de sangue ressecado.
ferimento inciso: linear, com bordos regulares e pouco traumatizados, produzido por instrumento cortante com fio muito aguçado (ex.: gilete). ferimento contuso: bordos irregulares e macerados, sem sangramento vivo, forma estrelada. Produzido por instrumento rombo capaz de romper a integridade da pele (ex.: pedra).
Uma abrasão superficial é um ferimento superficial da pele, causado geralmente por um arranhão, uma "ralada″, uma queimadura ou pela escovação intensa. Abrasões geralmente são pequenas lesões que você pode tratar em casa.
Escoriações: Lesões superficiais da pele ou mucosas, que apresentam sangramento leve e costumam ser extremamente dolorosas. Não representam risco ao paciente quando isoladas. O socorrista deve controlar o sangramento por compressão direta e aplicação de curativo e bandagens.
No cadáver ou quando a morte ocorre logo após o trauma, as escoriações adquirem uma cor vermelho-acastanhada, são lisas e têm um aspecto de pergaminho ou couro. São geralmente causadas por objeto não cortante.
Podemos diferenciar as lesões porque nas lesões intra vitam existe reação vital, que não é observada nas lesões post mortem. As lesões em vida cobrem-se de camada seroalbuminosa, sangue, formam crosta etc.
Os ferimentos transfixantes atravessam de lado a lado uma parte do corpo. Os ferimentos puntiformes geralmente sangram pouco para o exterior. As avulsões são lesões onde ocorrem descolamentos da pele em relação ao tecido subjacente, que pode se manter ligado ao tecido sadio ou não.