substantivo masculino e feminino [História] Alcunha dada, nos tempos coloniais, a portugueses e brasileiros (procedentes de outras regiões) que buscavam ouro ou pedras preciosas. [Por Extensão] Nome dado aos portugueses; português, galego. [Por Extensão] Designação geral atribuída aos estrangeiros; forasteiro.
Significado de emboaba: Palavra de origem tupi que significa ''aves de pés emplumados''.
A palavra Emboaba veio originalmente do tupi, e significa "pássaro de pés emplumados", era usado pejorativamente para designar os forasteiros, pois eles utilizavam botas.
A Guerra dos Emboabas foi um confronto travado de 17, pelo direito de exploração das recém descobertas jazidas de ouro, na região das Minas Gerais, no Brasil. ... Os paulistas eram chefiados pelo bandeirante Manuel de Borba Gato; já o líder dos emboabas era o português Manuel Nunes Viana.
Pelo fato de terem sido os primeiros a descobrir, os paulistas queriam ter mais direitos e benefícios sobre o ouro que haviam encontrado, uma vez que este, estava nas terras em que viviam. Entretanto, os forasteiros pensavam e agiam diferentemente; estes, por sua vez, eram os chamados emboabas.
Portanto, o monopólio na exploração das minas de ouro, bem como na comercialização de gêneros de primeira ordem, foram as principais causas do conflito. Por outro lado, a Guerra do Emboabas teve como consequências: Separação das capitanias de Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. São Paulo tornando-se uma cidade.
Já o grupo heterogêneo composto de portugueses provenientes da Europa e migrantes das demais partes do Brasil, sobretudo da costa leste nordestina, liderado por Manuel Nunes Viana, era pejorativamente apelidado de "emboabas" pelos paulistas.
O principal objetivo dos emboabas era enfraquecer o domínio paulista. Para isso, Manuel Nunes Viana liderou expedições para o combate. Os paulistas eram liderados pelo bandeirante Borba Gato.
A Guerra dos Mascates teve como causa a grande rivalidade entre os senhores de engenho de Olinda e os comerciantes portugueses de Recife, sendo que estes contavam com o apoio do governador Sebastião de Castro Caldas.