1. [ Etnografia ] Designação dada pelos colonizadores portugueses a cada um dos membros de vários grupos indígenas brasileiros por usarem botoques como adorno. 2. ... [ Etnografia ] Relativo ou pertencente a um dos vários grupos de indígenas brasileiros que usam botoques como adorno.
1. [Informal] Que ou o que tem boca grande.
O nome "botocudo" foi dado pelos colonizadores portugueses porque esses índios usavam botoques nas orelhas e nos lábios.
Por intermédio da carta régia de 13 de maio de 1808, foi deflagrada «guerra ofensiva» contra os índios botocudos do rio Doce (que atravessava as capitanias de Minas Gerais e do Espírito Santo) e, além disso, foi permitido o cativeiro indígena por dez anos ou enquanto durasse a «fereza» e a «antropofagia» entre eles ( ...
Nos grupos indígenas brasileiros, o botoque tem importante associação com a oratória e o canto, e os maiores desses artefatos são usados pelos grandes oradores e chefes de guerra, como o conhecido Raoni dos caiapós.
É fato que, os índios botocudos foram por muito tempo, uma barreira para o crescimento de Minas e do Espírito Santo, mas por outro lado, os índios puris – "tupis", que habitavam as terras ao sul do Rio Doce, não eram tão selvagens e violentos, apesar de alguns escritores narrarem atos antropófagos que aterrorizavam os ...
No raiar do século XIX a persistência de numerosos grupos indígenas chamados de Botocudos numa área cada vez mais valorizada do território da América portuguesa era um dos principais desafios para o império luso-brasileiro. ... Aguçava-se o atrito com as tribos indígenas. Corresponde a este momento a Guerra de 18.