Parte da ciência que trata dos átomos e das suas propriedades.
Átomos de um mesmo elemento químico (mesmo número atômico) que apresentam número de massas diferentes (o número de nêutrons é diferente) são considerados isótopos. Átomos que apresentam os mesmos números de massa e diferentes números atômicos são considerados isóbaros. ...
A importância do átomo se dá pelo fato de o átomo é a menor unidade de uma matéria, ou seja, o átomo está na formação de tudo. Dessa forma, entender os átomos é sinônimo de entender a composição de corpos e matérias, o que é motivo de amplos estudos.
O número atômico (Z) indica a quantidade de prótons (p) do átomo do elemento. ... O número de massa atômica (A) é a soma das massas unitárias dos prótons (p) com a dos nêutrons (n).
Demócrito, filósofo grego que viveu no século 5 a.C., chamou essas diminutas partículas de átomos – que, em grego, significa indivisível. Essa concepção foi mudada em 1897, quando o físico inglês Joseph John Thomson anunciou a descoberta de uma partícula que habita o interior do átomo, o elétron.
O modelo usado antigamente definia o átomo como a partícula base de toda a matéria, o que não é mentira, mas o átomo é formado por partículas menores, logo o termo "átomo" é inadequado, pois esse é um conceito relacionado com a menor unidade do ser.
O átomo é a menor unidade do elemento, e cada elemento possui um número atômico único. ... Outra propriedade do átomo é seu peso atômico, que, de modo geral, indica o número total de prótons e nêutrons que há em seu núcleo. Átomos que possuem o mesmo número atômico, mas diferentes pesos atômicos, são chamados de isótopos.
A atomística é a área da Química responsável pelo estudo do átomo, como o histórico dos modelos representacionais do átomo, suas características, representações e notações e os tipos de semelhança entre os átomos.
Átomos e moléculas respeitam as leis da química e da física, mesmo quando fazem parte de um ser vivo complexo. ... Na verdade, interações simples entre átomos - que ocorrem várias vezes e em diversas combinações, em uma única célula ou organismo - é o que torna a vida possível.