Amazônia Legal é o nome atribuído pelo governo do Brasil a uma determinada área da Floresta Amazônica, pertencente ao Brasil, e que abrange nove Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte dos estados de Mato Grosso, Tocantins e Maranhão.
Brasil É importante ressaltar que a Amazônia corresponde a 61% do território brasileiro, portanto não é a Amazônia que pertence ao Brasil, mas é o Brasil que pertence à Amazônia. Se a Amazônia brasileira fosse um país, seria o sétimo maior do mundo em extensão territorial. O Brasil é o quarto.
A Amazônia Legal foi instituída com o objetivo de definir a delimitação geográfica da região política de atuação da SUDAM como finalidade promover o desenvolvimento includente e sustentável de sua área de atuação e a integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional.
Brasil O Brasil, que tem 516 milhões de hectares cobertos por florestas naturais e plantadas, tem a maior extensão contínua de floresta tropical do planeta. A Amazônia é a maior do mundo com este tipo de vegetação.
Região da bacia amazônica: região compreendida pela grande bacia do rio Amazonas, a maior bacia hidrográfica do planeta. São 25 mil quilômetros de rios navegáveis. A área abrange seis países: Brasil, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia Venezuela.
1953 Para efeito de planejamento social e econômico da região, no entanto, foi instituída no Brasil em 1953 a chamada Amazônia Legal (Lei 1.806/1953). A Amazônia Legal consiste numa área de 5.217.423 km² que ocupa 61% do território brasileiro.
5.015.067,749 km² Os limites da Amazônia Legal foram se estendendo em função da área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Hoje, ela ocupa 5.015.067,749 km², correspondente a cerca de 58,9% do território brasileiro (8.510.295,914 km²) em conformidade com a recente divulgação da malha municipal.