Uma área antropizada é uma área cujas características originais foram alteradas. As alterações foram no solo, na vegetação, relevo etc.
substantivo feminino [Ecologia] Estudo da ação humana sobre o meio ambiente.
Em geografia e ecologia, a antropização é a conversão de espaços abertos, paisagens e ambientes naturais pela ação humana. ... Uma área pode ser classificada como antropizada mesmo que pareça natural, como pradarias que foram desmatadas por seres humanos.
adjetivo Que se conseguiu fragmentar; que foi alvo de fragmentação, de divisão ou de separação; que foi repartido em pedaços ou partes menores: país fragmentado.
Que se origina no interior de um organismo, de um sistema ou se desenvolve pela influência de fatores externos. [Biologia] Que tem sua origem, desenvolvimento ou reprodução no interior do tecido de um órgão ou de um organismo: órgão endógeno; esporo endógeno; estrutura endógena.
Também denominada campo úmido, relaciona-se aos setores de baixa vertentes, onde o lençol freático é aflorante, pelo menos uma parte do ano (período de cheia), o que favorece uma certa fragilidade ambiental, onde qualquer alteração ou intervenção no fluxo das águas reflete em mudança fitofisionômica.
As áreas antropizadas que tiveram suas características originais, como solo, vegetação, relevo e regime hídrico, alteradas em função da atividade humana fazem parte da legenda cartográfica dos referidos mapas.
Fig. Que não possui uma verdadeira unidade (discurso fragmentado).