A alteridade é a condição de ser um outro, um diferente, um distante ou, nos casos mais radicais, ser um exótico. ... Assim, a palavra alteridade vem do latim alter, que significa justamente o outro.
Enquanto a empatia refere-se à capacidade de colocar-se no lugar do outro, sentir a dor do outro de maneira imaginária ou por analogia, a alteridade é a capacidade de reconhecer que o outro é daquele jeito porque ele é, essencialmente, diferente de você.
Resposta: Além do reconhecimento da diferença, a alteridade propõe um respeito ético ao outro como ser singular. É na alteridade que surge a tolerância. Reconhecer a dor do outro e respeitá-lo é um duplo exercício de empatia e alteridade.
Por exemplo, em "Somente com paciência e determinação podemos ensinar a outros que a nossa cultura é melhor" há o preconceito com outras culturas, com ideias eugenistas que negam as diferenças entre os seres humanos, diminuindo a cultura alheia como uma subcultura.
Segundo o dicionário Aurélio, alteridade significa "qualidade do outro ou do que é diferente" e, filosoficamente, "caráter diferente, metafisicamente"|1|. Em suma, podemos dizer que a alteridade é o ato de perceber a diferença e que o "eu" deve conviver com outros.