O conceito de Adhocracia é o oposto de burocracia, enquanto na burocracia há ênfase em processos e rotina fixa, a Adhocracia defende a simplificação dos processos, se adaptando a cada situação específica. O termo também tem suas origens militares onde precisava-se de rapidez e eficácia na resolução de problemas.
Do latim positūra, a postura é a posição ou atitude que alguém adota em determinado momento ou em relação a algum assunto. No sentido físico, a postura diz respeito às posições das articulações e à correlação entre as extremidades (os membros) e o tronco.
A Adhocracia é um método de administração corporativa muito mais ágil, e é o oposto da burocracia, que trabalha com uma abordagem mais rígida e menos flexível. Ou seja, é um processo sem princípios tradicionais, com maior abrangência e flexibilidade organizacional, utilizado na teoria das organizações.
Adhocracia é um termo criado por Warren Bennis, segundo Gareth Morgan, utilizado na Teoria das Organizações. ... A característica central da adhocracia são os grupos e equipes cooperativos que resolvem problemas e desempenham o trabalho. As posições e as tarefas não são permanentes e as formas organizacionais são livres.
A Estrutura Divisionalizada é um tipo de estrutura organizacional e consiste na utilização de critérios de unidades autónomas ou divisões para a divisão do trabalho. ... Nestes casos, cada divisão corresponde a uma das delegações da organização.
A departamentalização consiste em agrupar as atividades da organização, de forma lógica e racional, buscando sempre a maior eficiência possível, otimizando os recursos organizacionais.
Podemos definir a boa postura como aquela em que nosso corpo adquire uma posição específica para a realização de uma atividade. Essa posição é conseguida com o mínimo de esforço muscular, estando todos os ossos, músculos e articulações alinhados.
A adhocracia propicia isso para as organizações porque funciona com a formação de equipes multidisciplinares, ou seja, grupos de pessoas com habilidades, competências e conhecimentos diferentes, mas complementares.
"As vantagens são: concentração na área do negócio, facilita-se medições de eficiência, facilidade na adição e subtração de novas unidades, facilita a atenção da gerência superior para com assuntos estrátegicos, encouraja o desenvolvimento da gerência.