1. Pelas razões que vêm depois; pelas consequências do efeito à causa. 2. Tendo em conta os precedentes ou a experiência (ex.: método a posteriori).
O que é A priori: A priori é uma locução adverbial da língua latina, que não se encontra no dicionário da língua portuguesa, mas é muito usada para indicar "aquilo que vem antes de". Ex.: Sobre a vitória nas eleições, a priori, não é possível tirar conclusões.
O conhecimento a posteriori é baseado na experiência ou na observação. Desse modo, ele precisa de uma análise que depende da experiência vivida por uma pessoa. Por sua vez, o conhecimento a priori não precisa de experiência. Com ou sem dados que comprovem o que está sendo dito, a argumentação a priori é justificável.
a priori |à prióri| 1. Sem ter em conta os precedentes ou a experiência. 2. Por hipótese ou por dedução.
Em a posteriori, subentende-se uma experiência com o apoio da qual, ou em decorrência dela, se realiza algo depois. Quando se diz, por exemplo, que o magistrado decidiu a posteriori, é porque a decisão se apoiou na análise dos fatos e nas suas experiências anteriores.
Teoria do conhecimento. Conhecimento a priori é o conhecimento que é justificado independentemente de (ou antes de) experiência. ... conhecimento a priori: aquele que não depende da experiência; conhecimento a posteriori: aquele que depende da experiência.
Conhecimento a priori é o conhecimento que é justificado independentemente de (ou antes de) experiência. ... conhecimento a priori: aquele que não depende da experiência; conhecimento a posteriori: aquele que depende da experiência.
Em Kant, são a priori, quer dizer, universais e necessárias, as formas ou intuições puras da sensibilidade (espaço e tempo), as categorias do entendimento e as ideias da razão.
Para ele, conhecimento "a posteriori" é aquele que pode ser suficientemente fundamentado na experiência. ... Conhecimento "a priori" é, por definição, aquele que não é conhecimento "a posteriori". É dizer: é aquele cuja verdade ou falsidade não pode ser suficientemente fundada na experiência.
Em seu livro Crítica da Razão Pura Kant diferencia os conhecimentos que adquirimos por experiência, os conhecimentos a posteriori, dos conhecimentos que ele classifica como puros, ou a priori. ... Esse conhecimento não pode ser separado das nossas impressões sensoriais.