Guaraci, Quaraci, Coaraci ou Coraci (do tupi kûarasy, "sol") na mitologia tupi-guarani é a representação do Sol, às vezes compreendido como aquele que dá a vida e criador de todos os seres vivos, tal qual o Sol é importante nos processos biológicos.
Jaci, a lua, uma dos principais deuses da natureza para os indígenas.
Guaraci é o deus do Sol, guardião do dia que auxiliou seu pai Tupã a criar todos os seres vivos. Ele também é o responsável por vigiar e cuidar de todos os seres vivos durante o dia. A noite esta tarefa é passada para sua irmã (e segundo alguns versões esposa) Jaci.
Antigamente, muito antigamente, no tempo em que vivia entre os Tucuna, o Sol era um moço forte e muito bonito. Por ocasião da festa de Moça-Nova, o rapaz ajudava sua velha tia no preparo da tinta de urucu. La à mata e trazia uma madeira muito vermelha, chamada muirapiranga.
Resposta: verdade. Explicação: pois com o sol eles conseguem obter muito sucesso em tudo que produzem...na pesca, na caça,nas plantaçoes e etc...
Conta a lenda que há muitos e muitos anos... , o Sol e a Lua habitavam na terra e tinham como vizinhos os pássaros selvagens. Estes pássaros possuíam muitas águas armazenadas em potes, o Sol e a Lua estavam sedentos e pediram a eles um pouco desta água, que desconfiados lhes negaram. Então...
JACI: Significa "Lua". Tem origem na palavra do tupi yacy, que quer dizer literalmente "Lua".
É a deusa Lua e guardiã da noite. Protetora dos amantes e da reprodução, um de seus papéis é despertar a saudade no coração dos guerreiros e caçadores, apressando a volta para suas esposas. Filha de Tupã, Jaci é irmã-esposa de Guaraci, o deus Sol.
Irmão e marido de Jaci, Guaraci é o deus do Sol, guardião do dia que auxiliou o pai Tupã a criar todos os seres vivos.
Irmão-marido de Jaci, a deusa Lua, Guaraci é o guardião das criaturas durante o dia. Na passagem da noite para o dia – o encontro entre Jaci e Guaraci –, as esposas pedem proteção para os maridos que vão caçar.