O simbolo dos Jogos Paralímpicos é composto por três "agitos", das cores vermelha, azul e verde apontando para um único ponto, em um campo branco. ... A forma também simboliza a visão paralímpica "para habilitar atletas paralímpicos para alcançar a excelência esportiva e para inspirar e excitar o mundo".
O símbolo das Olimpíadas são os famosos cinco anéis de cores diferentes, que representam cada continente. Na Paralimpíada, o símbolo é o "Agitos", que em latim significa "me movimento". Ele é um desenho assimétrico de três arcos nas cores vermelho, verde e azul, que representam o lema "espírito em movimento".
Os cinco aros interligados que compõem o estandarte possuem cores diferentes, cada uma representando um continente: azul, a Europa; amarelo, a Ásia; preto, a África; verde, a Oceania; e vermelho, as Américas. Os anéis entrelaçam-se para dar voz a valores como o universalismo e o humanismo.
Com o objetivo de capacitar professores de Educação Física para discutirem e ensinarem esportes para pessoas com deficiência, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e o Impulsiona lançaram o curso Movimento Paralímpico: fundamentos básicos do esporte. ... Tipos de deficiência elegíveis.
A classificação é realizada em três estágios: médico, funcional e técnico. Na parte médica é feito um exame físico para verificar exatamente a patologia do atleta, bem como sua inabilidade que afeta a função muscular necessária para um determinado movimento.
Anéis Olímpicos Também conhecido como "Anéis Olímpicos", o símbolo dos Jogos Olímpicos da era moderna foi desenvolvido pelo francês Pierre de Frédy, mais conhecido como Pierre de Coubertin (18), o fundador do Comitê Olímpico Internacional (COI).
O principal objetivo da inclusão social na Paralimpíada é a valorização dos esportistas com deficiência como atletas, destacando apenas sua atuação na competição independente de seu biótipo ou sua deficiência. ... O movimento Paralímpico vem conquistando a atenção e o respeito de milhões de pessoas em todo o mundo.
Para participar, os atletas devem possuir deficiências físicas ou sensoriais, como amputações, paralisia cerebral, cegueiras e deficiências mentais. As modalidades são adaptadas de acordo com as deficiências e ocorrem tanto no tempo de prova, quanto nas estruturas de equipamentos, quadras e pistas.