A foice e martelo é outro símbolo do movimento comunista. O Martelo representa a classe operária industrial, enquanto a foice representa os trabalhadores agrícolas; juntos, a foice e o martelo representam a união desses dois grupos, e portanto o próprio ideal comunista.
A foice e o martelo cruzados ou entrelaçados sob um fundo vermelho (Unicode ☭), geralmente representam o comunismo e os partidos políticos comunistas — na simbologia comunista, a foice e o martelo representam duas categorias operárias cuja aliança é considerada fundamental para o advento de uma revolução.
A estrela vermelha de cinco pontas, um pentagrama sem o pentágono no seu interior, é um símbolo do republicanismo, do socialismo e do comunismo.
O martelo é associado ao trabalho industrial; a foice, ao ofício rural. Juntos, eles se converteram em um dos símbolos mais reconhecidos da história.
Significado de Foice substantivo feminino Instrumento que serve para cortar ervas nos prados, pastagens, cereais etc., e que consiste em uma lâmina de aço curva em semicírculo e presa a um cabo. [Anatomia] Certas membranas que têm a configuração de alça ou crescente lunar. (Var.: fouce.).
Desta maneira, analisaremos os seguintes símbolos: A bastilha, a bandeira nacional, o barrete frígio, a guilhotina, o quadro "a liberdade guiando o povo" e o hino nacional francês, por este ser sido criado durante a revolução.
Foice e o martelo Seu significado é direto: a aliança operária e camponesa, ideia defendida pelos bolcheviques em 1917, momento em que tinha um significado inédito no seio do movimento socialista. Se tornou oficialmente parte dos símbolos da União Soviética apenas em 1924.
Significado do símbolo Assim sendo, a união da foice e do martelo representava a aliança entre os dois tipos de proletariados essenciais para que houvesse a revolução do socialismo e, consequentemente, do comunismo. O fundo vermelho representa, simbolicamente, o sangue dos operários.