'Tecendo a manhã" é a expressão clara de uma forma dinâmica constituída na base de um sistema estruturado de procedimentos, que se regem pela pauta da organização sintática. 1. Um galo sozinho não tece uma manhã: 2. ele precisará sempre de outros galos.
Galo = homem; manhã = futuro. Note que se pode ler no poema "a manhã" = "amanhã"; ato de tecer = a solidariedade, a união entre os homens, de cuja ação (gritos) resulta o futuro.
que com muitos outros galos se cruzem. os fios de sol de seus gritos de galo, para que a manhã, desde uma teia tênue, se vá tecendo, entre todos os galos.
Explicação: sem outros galos ele não pode acordar outras pessoas, assim não terá uma manhã.
Publicado no livro A educação pela pedra (1966).
João Cabral de Melo Neto ele precisará sempre de outros galos. os fios de sol de seus gritos de galo, para que a manhã, desde uma teia tênue, se vá tecendo, entre todos os galos.
que apanhe o grito que um galo antes. e o lance a outro; e de outros galos. que com muitos outros galos se cruzem.
Resposta: 01 – É o tecido da manhã, feito por gritos de galos. 02 – Teia tênue, tela, tenda, toldo, toldo de um tecido tão aéreo, luz balão. 03 – O entrechocar dos fios de um tecido que está sendo feito: a manhã, tecido aéreo.
Tecendo a manhã para que a manhã, desde uma teia tênue, se vá tecendo, entre todos os galos. (a manhã) que plana livre de armação. que, tecido, se eleva por si: luz balão.