O termo sushi vem de uma forma gramatical arcaica, com significado de "Risoto Japonês", não usada mais em outros contextos e significa, literalmente, "é azedo", num reflexo das suas raízes históricas de alimento fermentado.
Esta típica comida japonesa é um bolinho de arroz enrolado com uma alga. O sushi traz diferentes ingredientes em seu interior, entre eles frutos do mar, peixe e vegetais. Como a variedade de sushi é bem grande, a iguaria pode ganhar outros nomes dependendo do recheio escolhido.
Makizushi é uma nomenclatura geral usada para designar sushis geralmente cilíndricos envoltos por uma folha de nori.
wasabi |uassábi| [ Culinária ] Pasta ou pó obtido a partir de rábano-picante ou de um rabanete japonês (Wasabia japonica) e usado como tempero picante na cozinha japonesa.
O sushi é um prato milenar e surgiu primeiro nos países do sudeste asiático, na região próxima da Malásia e Tailândia. E então foi para a China, por volta do ano 200 a.C. No Japão, as primeiras evidências dessa iguaria foram registradas no ano 700 d.C.
Os 8 principais tipos de sushi
Para prepará-lo, você vai precisar de arroz japonês (ou arroz gohan), vinagre de arroz ou vinagre branco, açúcar, sal, shoyu, folhas de nori (ou qualquer tipo de alga marinha) e o recheio de sua preferência - salmão, atum, peixe branco, legumes (cenoura, pepino, abobrinha, vagem) ou vegetais.
A refeição rápida significa enrolado com a mão, sendo que "te" significa mão e "maki", enrolado. Este cone tradicionalmente feito de folhas de algas com recheio de arroz e peixe tem origem no Japão e se tornou muito comum pelas cidades brasileiras. E, obviamente, é presença garantida no rodízio japonês do Djapa.
O "Joe" é um tipo de sushi que ao invés de ser enrolado com o nori (aquela alga verdinha que reveste o sushi), leva uma tira de peixe que pode ser ao natural, maçaricado ou revestido.