Ramsés: significa "filho dos deuses", "filho de Rá" ou "filho do deus sol".
Ramessés IIRamessés, o GrandeEsposa(s)Nefertari, Iseteneferte, Maathorneferuré, Meritamom, Bentanate, Nebetaui, HenutemiréFilhosAmenerquepexefe Ramessés Pareeruenemefe Caemuasete Merneptá Meriatum Bentanate Meritamom NebeteauiPaiSeti I
O nome Moisés tem origem no hebraico Moshe, que provavelmente deriva do termo egípcio mesu, que quer dizer "criança" ou "filho". Ainda é possível encontrar a tradução de "tirado das águas", proveniente do elemento hebraico masha, que significa "ele tirou".
Ramsés é um nome que se originou a partir do antigo egípcio Rmssu, R'mssw ou Ramssw que é composto pelo nome do supremo deus egípcio Rá (deus sol), com a raiz mes ou mesu, que quer dizer "nascer" ou "filho".
Nebettawy IseteneferteMeritamonBintanathMaatorneferuré Ramessés II/Cônjuge
Ramsés II Seu império foi considerado o mais próspero do Egito. Ramsés II era descendente de uma família de militares, seu avô chegou ao trono egípcio quando era general do faraó Horemheb, que ao morrer não deixou herdeiros e nomeou o general para iniciar uma nova dinastia. Ramsés era filho do faraó Sehti I e da rainha Tuya.
Deus mandou Moisés de volta para o Egito, para resgatar os hebreus da escravidão, para a terra prometida a Abraão. Deus demonstrou o Seu poder para Moisés e revelou a ele o Seu Santo Nome "YHVH " ou Yaweh (JENSEN, 1980).
Etimologia (origem da palavra moisés). Do nome próprio Moisés, do hebraico "Moshe", talvez do termo egípcio "mesu",.