Sua origem data da última década do século 17, com a descoberta do ouro no leito de um córrego, fato que atraiu centenas de bandeirantes paulistas e fez a riqueza da região por quase um século. Na aparência, eram pedras de superfície escura; daí, o nome ouro preto.
O nome Ouro Preto foi adotado em , quando a antiga Vila Rica foi elevada a cidade. "Ouro Preto" vem do ouro escuro, recoberto com uma camada de óxido de ferro, encontrado na cidade. O primeiro nome da cidade foi Vila Rica.
Apesar de ter a maior parte do intenso fluxo turístico focado na arquitetura e importância histórica, o município possui um rico e variado ecossistema em seu entorno, com cachoeiras, trilhas seculares e uma enorme área de mata nativa, que teve a felicidade de ser protegida com a criação de Parques Estaduais.
História. No final do século XVII, bandeirantes descobriram ouro no rio Tripuí. Mas, curiosamente, as pedras eram negras, uma vez que o ouro da região era recoberto por uma fina camada de óxido de ferro. Daí surgiu a expressão "ouro preto".
Quem viaja para Ouro Preto tem realmente muito para apreciar. A cidade conta com o maior conjunto de arquitetura barroca do Brasil. Mestres escultores como Aleijadinho e Ataíde transformaram as igrejas em verdadeiras obras de arte.
Palco da Inconfidência Mineira, Ouro Preto é objeto de estudo nacional e mundial, devido aos grandes nomes e lutas que protagonizaram tal Revolta. A cidade preservou sua antiga prisão, que foi transformada no Museu da Inconfidência. O conjunto arquitetônico do Centro Histórico de Ouro Preto também merece destaque.
Por se tratar de um local com grande potencial de exploração das minas de ouro (notícia que, após a guerra, se espalhou por todo o país), a pequena cidade então passou a se chamar Vila Rica de Albuquerque, homenagem ao Capitão General Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho, à época governador das capitanias de Minas ...
Quando Vila Rica passou à categoria de cidade, o que ocorreu em 1823, ela recebeu o nome de Ouro Preto. A nomenclatura foi escolhida em homenagem ao tipo de ouro encontrado na região, um metal escuro coberto por óxido de ferro.
A origem de Ouro Preto está no arraial do Padre Faria, fundado pelo bandeirante Antônio Dias de Oliveira, pelo Padre João de Faria Fialho e pelo Coronel Tomás Lopes de Camargo e um irmão deste, por volta de 1698.
Ouro Preto não é destino certo apenas para os amantes de história ou arte. A cidade também é conhecida por sua culinária. Repleta de restaurantes oferece inúmeras opções para quem procura a típica comida mineira, como o lombo com tutu, frango com quiabo, feijão tropeiro e um delicioso pão de queijo recheado.