O nome Mairiporã que nasceu de uma junção de palavras: mauri (significa "cidade" na língua geral setentrional) e poranga (palavra de origem guarani que significa "bonito").
Em 1696, o povoado foi elevado à categoria de Vila de Nossa Senhora do Desterro de Juqueri, palavra tupi que designa uma planta leguminosa, conhecida também como dormideira. No ano de 1783 passou a ser paróquia; a capela transformou-se em igreja e passou por diversas modificações (1841, década de 19).
Se você nasceu na cidade de MAIRIPORA deve ser chamado de MAIRIPORENSE pelos seus amigos.
SÃO PAULO - Cinquenta e três municípios paulistas mantém um índice de homícidos acima do considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Neles, ocorreram mais de 10 homicídios por grupo de 100 mil habitantes.
Juquery seria uma pequena planta conhecida como "dormideira", utilizada pelos indígenas e que "encolhe" suas folhas quando tocada. O tal "Yu-kery" denominou o rio, que nasce e corta toda a região e cujas margens tinham muitas plantas dormideiras.
Mairiporã é uma cidade para viver, curtir e investir. É o segundo melhor clima do mundo atestado pela UNESCO. De acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil, Mairiporã aparece entre as 100 cidades do país com melhor índice. Mairiporã é uma cidade do Estado do São Paulo.
São Paulo Mairiporã/Estado
d) 15 de setembro, quarta-feira, Padroeira do Município – Nossa Sr" do Desterro.
Além disso, estamos perto da Serra da Cantareira, do verde, e também dos familiares. Temos uma temperatura mais próxima do clima temperado, antes era até menos poluído que hoje. Aqui o ar é mais fresco e tem mais ventilação e iluminação. Adoro esse lugar, tomo sol dentro de casa, adoro sentir o sol na pele."
Como já dissemos aqui, esta cidade está entre 10 melhores para se morar do Brasil. O fato da cidade ser atualmente um importante polo industrial também contribui para o aumento do interesse em se viver lá. As áreas de tecnologia e cosméticos tem forte presença na região, favorecendo oportunidades de emprego.