Jequitibá é um nome derivado do tupi-guarani, que significa "gigante da floresta". ... São cápsulas cilíndricas rugosas de 4 a 7 centímetros de comprimento, formato este que deu origem ao nome comum sapucaia-de-apito.
3 000 anos O jequitibá-rosa de 3 000 anos, chamado por alguns de "Patriarca da Floresta", mede 49 metros de altura e tem uma circunferência de dezesseis metros, ou seja, são necessárias dez pessoas de mãos dadas para dar a volta em seu tronco. As jequitibás podem viver por vários anos e até mesmo décadas.
Gigante em extinção Nas áreas de floresta, o desmatamento ocorre em prol da atividade agrícola e pecuária, além de ser afetada pelo crescimento das cidades que invadem regiões que antes eram de mata fechada. Além disso, a extinção da árvore de Jequitibá está associada ao valor comercial de sua madeira.
A casca da planta é rica em propriedades medicinais tais como adstringente, anti-inflamatória, desinfetante, descongestionante, emética e laxante.
Os jequitibás são árvores fascinantes nativas da Mata Atlântica. ... Árvore semidecídua muito alta com 30 a 50 m de altura, tronco retilíneo, cilíndrico, com casca muito grossa, pardacenta, rígida, profundamente sulcada, de cm de diâmetro.
O Jequitibá é uma árvore brasileira da família Lecythidaceae, originalmente encontrada no centro-sul do país, na Mata Atlântica. É considerada a maior árvore nativa do Brasil porque pode atingir até 50 metros de altura e um tronco com diâmetro de até dois metros.
Folhas simples, lisas, 4 a 7 cm, floração discreta, quase imperceptivel. Fruto capsula de 4 a 5 cm, que quando maduro solta a tampa liberando sementes aladas de 2 a 3 cm.
3.000 anos Sendo assim, é possível que complete até 3.000 anos, como o jequitibá-rosa plantado na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, Interior de São Paulo. Quanto melhores as condições do local do plantio, maiores serão as chances de superar as expectativas de vida dos exemplares.
É muito usada para reflorestamento, pois tem crescimento rápido. Pode atingir 3,5 metros em dois anos de plantio. Sua madeira é considerada de lei, moderadamente pesada, macia, bastante durável. Estende-se desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Sul.