Significado de Avelã substantivo feminino Fruto da aveleira, que contém uma semente comestível rica em óleo. Fam. Cabeça de avelã, pessoa sem juízo.
A avelã consiste em um fruto mais ou menos esférico a ovoide, lenhoso e indeiscente, cuja casca é extremamente resistente. Em seu interior, encontra-se a semente comestível, de sabor levemente adocicado e algo oleaginosa.
Famosa por ser um ingrediente especial de diversos chocolates, doces e cremes, a avelã é uma fruta de sabor irresistível, com adocicado semelhante às nozes.
SEPARAR EM SÍLABAS
Corylus avellana A aveleira, ou avelãzeira é conhecida cientificamente como Corylus avellana, é uma árvore de folhagem caducifólia nativa da Europa e da Ásia. Como deve saber, esta espécie destaca-se pelos seus frutos, as avelãs, que têm diversas aplicações.
Em seu interior encontra-se a semente comestível, de sabor levemente adocicado e algo oleaginosa. A avelã é consumida ao natural, ou usada em doces, normalmente associada ao chocolate, ao qual acrescenta um sabor muito apreciado.
As avelãs são lisas e marrons quando maduras e têm uma casca dura e brilhante que é o pericarpo, no qual está inserida uma só semente que é a parte comestível da aveleira. Existe uma variação de forma da avelã desde arredondada, oval até oblonga.
Os frutos da aveleira são produzidos em cachos com 1 a 10 frutos que soltam as avelãs (sementes) quando os invólucros secam e se abrem. As avelãs são lisas e marrons quando maduras e têm uma casca dura e brilhante que é o pericarpo, no qual está inserida uma só semente que é a parte comestível da aveleira.
O país da bota possui mais de 70 mil hectares de terra dedicados ao cultivo do fruto, com uma produção média de 110 mil toneladas de avelãs por ano.