O chamado Mundo VUCA é um conceito relacionado aos imprevistos e rapidez com que as mudanças ocorrem no mercado. Essa ideia de que as coisas hoje acontecem muito mais rápido do que antes já deve ter passado pela sua cabeça em algum momento e lidar com isso é justamente entender o que é o Mundo VUCA.
O mundo VUCA é o conceito que compreende o contexto atual como sendo volátil, incerto, complexo e ambíguo. Sendo assim, os negócios que conseguem se ajustar neste cenário, por meio de processos inovadores e disruptivos, ganham destaque e diferencial competitivo. ... Esse é o retrato do mundo VUCA.
A origem do termo está no universo militar. Na década de 1990, o exército norte-americano começou a usar a sigla VUCA para descrever os cenários e contextos de guerra possíveis de serem enfrentados. Assim, era possível fazer planos de contingência para agir de acordo com cada situação.
Como se preparar para enfrentar o mundo VUCA?
O Mundo BANI é um contraponto ao já amplamente difundido Mundo VUCA, que reúne as palavras Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity, isto é, Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade para definir o mundo.
O conceito de mundo VUCA surgiu em meados dos anos 1990, a fim de explicar uma nova dinâmica de mundo. Em um cenário pós Guerra Fria, o contexto era de instabilidade, insegurança mundial, transformações rápidas e a forte presença tecnológica.
VUCA é um acrônimo para descrever quatro características marcantes do momento em que estamos vivendo: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. Apesar de o termo ter sido incorporado mais recentemente ao vocabulário corporativo, ele surgiu na década de 90 no ambiente militar.
O mundo VUCA é consequência de uma sociedade cheia de possibilidades devido a tecnologia e a globalização que alteram diariamente as relações e as experiências humanas, trazendo novas soluções para problemas antigos que, muitas vezes, já tinham produto ou serviço que resolvessem, mas que foram superados.
Conclusão sobre a importância do Mundo VUCA A liderança está se tornando uma habilidade requisitada dos profissionais, para que possam colaborar, entregar e inovar, mudando e desafiando constantemente o ambiente corporativo. Essa mudança exige novas formas de pensar, sobre um novo tipo de poder e confiança.
Como lidar com o mundo BANI No contexto fragilidade, é preciso resiliência e colaboração, inclusive com concorrentes, além de trabalhar a diversidade em várias esferas (equipe, produtos, serviços e modelos de negócios), e adotar estruturas mais bem distribuídas.