Erguida em homenagem aos "pracinhas" da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutaram na Segunda Guerra Mundial, a construção compõe hoje o cenário do Parque Farroupilha, a Redenção.
Pontos turísticos de Porto Alegre: Monumentos, Teatro e Museus
Monumento do Laçador Em 1992, a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou a Lei Complementar nº 279, instituindo, oficialmente, o Monumento do Laçador como símbolo oficial da cidade.
O Monumento aos Açorianos é um monumento da cidade de Porto Alegre, em homenagem à chegada, em 1752, dos primeiros sessenta casais açorianos que povoaram a cidade. Foi inaugurado em 26 de março de 1974, aniversário da cidade. A obra possui 17 m de altura por 24 m de comprimento.
Antônio Caringi Projetado pelo arquiteto e escultor pelotense Antônio Caringi — venceu disputa em concurso público — o monumento fez do Rio Grande do Sul Estado pioneiro no Brasil nessa homenagem.
Napoleão Bonaparte encomendou o monumento em 1806, por conta da vitória francesa na Batalha de Austerlitz.
A coordenação da Memória Cultural da Prefeitura estima em cerca de 300 os monumentos e marcos comemorativos que integram o patrimônio cultural de Porto Alegre, espalhados principalmente por parques e praças da Capital.
O local onde está a Fonte Talavera, em frente ao prédio da Prefeitura, na Praça Montevideu, é o marco zero da cidade. A fonte foi presente de uma sociedade espanhola à cidade em 1935 e é uma obra de arte.
Porto Alegre A estátua do Laçador (ou monumento ao Laçador) é um monumento da cidade de Porto Alegre.
O Monumento aos Açorianos, construído em 1973, homenageia a chegada dos 60 casais de açorianos a Porto Alegre (antigo Porto dos Casais), em 1752. A obra possui 17m de altura por 24m de comprimento.