É considerada a representação mais consagrada e difundida do momento da independência do Brasil, sendo o gesto oficial da fundação do Brasil. Seu nome vem da exclamação de D. Pedro I ao proclamar a independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822: "É tempo! Independência ou Morte!
A independência do Brasil foi o processo histórico de separação entre Brasil e Portugal que se deu em 7 de setembro de 1822. Por meio da independência, o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a ser uma nação independente. Com esse evento, o país organizou-se como uma monarquia que tinha d.
Pedro de Alcântara A independência do Brasil aconteceu em 1822, tendo como grande marco o grito da independência que foi realizado por Pedro de Alcântara (D. Pedro I durante o Primeiro Reinado), às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822.
Nenhum laço nos une mais!." E, arrancando do chapéu o laço azul e branco, decretado pelas Cortes, como símbolo da nação portuguesa, atirou-o ao chão, dizendo: "Laço fora, soldados! Viva a independência e a liberdade do Brasil!". Dom Pedro!
Independência ou morte, também conhecido como O Grito do Ipiranga, é um quadro do artista Pedro Américo de Figueiredo e Mello. Datada de 1888, a pintura exibe uma representação de Dom Pedro I proclamando a independência do Brasil.
Conforme registrado na história oficial, D. Pedro gritou às margens do Rio Ipiranga: "Independência ou morte!"
A independência do Brasil aconteceu no dia 7 de setembro de 1822 e foi declarada pelo então regente do país, D. Pedro. Foi às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, que D. Pedro fez a famosa declaração: "Independência ou morte".
199 anos O Governo do Estado realizou nesta quarta-feira (1º), no Palácio Iguaçu, a solenidade da Semana da Pátria, que marca a celebração dos 199 anos da Independência do Brasil, comemorada em 7 de setembro.
Foi na tarde de 7 de setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga, voltando de Santos que Dom Pedro exclamou a famosa frase: "Independência ou Morte!