"Primeiro há a ideia de que a cor preta está ligada às trevas, e ter um grato preto estava relacionado à imagem do demônio", explica o historiador. Muitas mulheres da época que eram parteiras cultuavam Bastet, e mexiam com ervas e poções. Por isso, elas passaram a ser consideradas bruxas.
Gato preto é um gato doméstico com pelagem de cor escura, muito associado às crenças e superstições como um animal que invoca o azar ou o mau agouro. ... No entanto, em outras culturas os gatos dessa cor são venerados, pois são sinais de extrema sorte.
Para a cultura Yorùbá cada Òrìsà (Orixá) está ligado a um ou mais animais. Estes animais identificam cada Orixá em diversos ìtàn's, àjoyò's (mitos e rituais). Gato - com seu jeito cativo e astuto é protegido pelo imprevisível Exu. Cachorro - o guardião, companheiro e amigo tem a proteção do Orixá Guerreiro Ogum.
Convidar um gato preto para sua casa pode ter o efeito oposto, trazendo boa sorte em dinheiro e amor, além de ser uma presença curativa em sua casa. Era costume em grande parte da Europa fornecer um gato preto para aqueles que estavam mortalmente doentes como uma maneira de ajudar no processo de cura.
É comum na Escócia e em partes do norte da Inglaterra que encontrar um gato preto na porta de manhã seja um sinal de aproximação da boa sorte, especialmente quando se trata de dinheiro. ... Geralmente, esses gatos eram acolhidos e tratados, servindo de talismã para a segurança dos marinheiros.
São animais muito bonitos e carinhosos Além dos motivos citados, é importante saber que a maioria dos gatos pretos gosta muito de carinho e é super amorosa. Portanto, toda essa superstição do gato preto foi criada por boatos de que as bruxas se transformavam no animal.