Gambito do rei aceito é uma abertura de xadrez, variante do gambito do rei, em que as pretas aceitam o sacrifício do peão do bispo do rei. ... As duas principais variantes são o gambito do bispo e o gambito do cavalo. O gambito do cavalo tem por objetivo impedir o xeque da dama em h4.
O Gambito da Rainha é uma jogada feita pelas peças brancas logo no início da partida. Nela, o peão da rainha é sacrificado para se conquistar o estratégico domínio territorial do meio do tabuleiro. Então não, a rainha não participa da jogada. Sua função é identificar o peão a ser sacrificado.
Na realidade, no seguimento destes movimentos existe uma multitude de aberturas e variantes, mas historicamente se englobam sob a denominação comum de gambito de rei. O movimento caracteriza-se pela oferta do peão em f4 ao adversário. As brancas oferecem esse peão em troca do domínio e da iniciativa de jogo.
Em certas regiões do Brasil, "gambito" (ou "cambito") é sinônimo de pernas finas. ... Ou seja: ao pé da letra, "gambito" é um jeito de dizer "perninha". A origem etimológica do tal gambito usado pela personagem Beth Harmon na série é exatamente a mesma: gambetto, com "o" em vez de "a", significa "rasteira".
O Rei é a peça mais importante do xadrez ocidental, cuja captura é o único objetivo do jogo. ... Esses gestos são considerados opcionais segundo as leis do jogo. A sua movimentação consiste no deslocamento de uma casa na direção horizontal, vertical ou diagonal, desde que ela não esteja sob ataque adversário.
Gambito da Dama
O Rei pode se mover em todas as direções somente uma casa de cada vez, desde que o movimento não seja para uma casa ameaçada por uma peça adversária. O rei também pode capturar qualquer peça adversária, desde que a mesma não tenha outra peça defendendo-a. Um Rei nunca poderá dar xeque a outro Rei.