Como símbolo metafísico, o escaravelho está associado à ressurreição, à renovação e à sabedoria divina. Por conta de seus significados ancestrais, o escaravelho é um símbolo espiritual que representa o despertar, a expansão e os novos caminhos.
O escaravelho-sagrado (Scarabaeus sacer) é um besouro da subfamília dos escarabeíneos, proveniente da região do Mediterrâneo. Os escaravelhos, com inscrições gravadas na sua carapaça, ou objetos com forma de escaravelhos, constituíam amuletos muito populares no Antigo Egito.
Na civilização egípcia o escaravelho era símbolo cíclico do sol e da ressurreição. Era usado como amuleto porque se pensava que encerrasse em si mesmo o princípio do "eterno retorno". Esses besouros eram adorados no culto que se prestava ao deus Khepera, também chamado de Ra.
[Arqueologia] Representação convencionalizada de um escaravelho, comumente em pedra ou faiança e com uma inscrição no lado inferior plano, que simbolizava o deus-sol Quepera. Era largamente usado no antigo Egito como talismã, ornamento e como símbolo da ressurreição (quando sobre uma múmia, p ex).
Besouro-unicórnio: 3 – 6 meses Escaravelho/Expectativa de Vida
As fêmeas de certas espécies (como as do escaravelho sagrado) preparam uma bolinha de excremento (esterco), às vezes cobertas de barro, na qual põem o ovo, e que enterram depois de empurrá-la a certa distância.
Vivem sobre o estrume, fungos e vegetação, ou debaixo dos esconderijos de vertebrados e em formigueiros. O seu comprimento varia entre os dois milímetros e os dezassete centímetros. As larvas alimentam-se de folhas, frutos e cogumelos.
Besouro-unicórnio: 3 – 6 meses Escaravelho/Expectativa de Vida
Estes animais são muito comuns no país em razão do clima favorável para sua proliferação.No Brasil, existem diversos tipos de nomenclaturas para os escaravelhos. Os nomes mais comuns são: caracachá