Estudo da influência da cultura no desenvolvimento pessoal e cultural.
O "culturalismo" foi uma abordagem ontológica e epistemológica que visa eliminar os dualismos, como a crença de que a natureza e a cultura são realidades opostas. Esta abordagem permitiu-lhe "definir fenômenos sociais em termos culturais".
- Tendência em analisar o desenvolvimento cultural, ao invés da evolução da sociedade, trocando diacrônico pelo sincrônico (aprude os fatos que estão ocorrendo, não os que já ocorreram).
Culturalismo Norte-Americano O principal representante foi Franz Boas com destaque para as obras: "Os objetivos da etnologia" (1888) e "Raça, Língua e Cultura" (1940).
O CULTURALISMO OU PARTICULARISMO HISTÓRICO Baseado na teoria social de Franz Boas, o Culturalismo constitui os ensinamentos da Antropologia Norte -Americana a partir das décadas de 20 /30 e que está associado ao chamado particularismo histórico, tendo como argumento a caracterização das culturas humanas através de ...
Boas introduziu o paradigma do relativismo cultural, que combate a classificação hierarquizante das culturas com base nas suas diferenças culturais, foi pioneiro no método etnográfico, em que a convivência do pesquisador com o povo estudado é parte do processo de pesquisa.
Culturalismo Norte-Americano – A escola dá ênfase no processo de construção e identificação dos padrões culturais. Por meio deles, seria possível absorver as leis do desenvolvimento das culturas.
Antropólogo polonês, considerado fundador da escola funcionalista da Antropologia. Para ele a cultura é uma totalidade em funcionamento que integra hábitos, costumes, técnicas e crenças. Todo elemento cultural deve ser estudado em seu contexto.
Os pensadores e teóricos funcionalistas entendem que cada parte pertencente a sociedade, com suas especificidades e funções, é responsável pela sociedade como um todo, bem como sua estabilidade e coesão. A visão funcionalista é portanto, sistêmica: diferentes fatores que se unem, formando um grande sistema.
Antropologia estrutural de Lévi-Strauss Lévi-Strauss é o principal expoente da corrente estruturalista na Antropologia. Para fundá-la, Lévi-Strauss buscou elementos das ciências que, no seu entender, haviam feito avanços significativos no desenvolvimento de um pensamento propriamente objetivo.