Cada um indica, respectivamente, o valor da unidade, da dezena, da centena e do milhar, resultando em um número composto por quatro dígitos. Sempre que o ponteiro marcador estiver entre dois números, deve-se considerar o de menor valor. ... Se estiver fora deste intervalo, anota-se o número anterior do "relógio".
A leitura corresponde ao número que aparece no visor eletrônico. Alguns medidores eletrônicos possuem uma letra antes do número que aparece no visor eletrônico. Nesse caso, deve ser considerado o número da leitura que aparece após a letra "A".
Como funciona a autoleitura Na conta de luz consta a data prevista para leitura do mês seguinte, que será o dia limite para o cliente enviar as informações à distribuidora. ... Neste caso, o cliente digita os números registrados no medidor.
A leitura é feita da esquerda para a direita e indica a milhar, centena, dezena e unidade de consumo. Se o primeiro relógio estiver marcando o número 4 (quatro), por exemplo, esse será o valor da milhar. A dúvida poderá surgir no caso de o ponteiro estar entre dois algarismos.
Todo mês é feita a leitura do medidor de energia da sua casa para saber qual o consumo em kWh. O consumo mensal é calculado pela diferença entre a leitura do mês atual e a leitura do mês anterior. O consumo do mês é listado no campo "Demonstrativo de Consumo desta Nota Fiscal", na sua conta de energia.
Ou seja, você vai dividir a potência por mil e depois multiplicar esse resultado pelo número total de horas de uso. Por exemplo: se você tem um chuveiro com potência de 5.500W e o utilizou durante 2 horas, então: 5.500/1000 = 5,5. 5,5 x 2 = 11 kWh.
Para optar pelo serviço, o cliente deve fotografar os números que aparecem no medidor e enviar a foto para o site (www.elektro.com.br). O registro pode ser feito até dois dias antes da data de leitura.
Ela deve ser feita no quarto ou no terceiro dia antes da data da próxima leitura indicada na última fatura. Por exemplo, se a próxima leitura será em 15 de maio, o cliente tem que informar a autoleitura do dia 11 até o dia 12.
É o modelo de medidor que tem mais regras para fazer a leitura: Cada relógio tem quatro mostradores que, juntos, representam os números do consumo. A leitura é feita da direita para a esquerda. O primeiro mostrador indica a unidade, o segundo indica a dezena, o terceiro a centena e o quarto o milhar.
O valor do consumo é calculado somando as potências de todos os equipamentos em kW pela quantidade de horas por dia que utilizamos durante o período de leitura da concessionária, que varia de 27 a 33 dias. Veja um exemplo: vamos supor que o consumo de energia da sua residência, em determinado mês, foi de 200kWh.