No estudo, publicado na revista The Proceedings of the Royal Society B, os pesquisadores mostram que, em vez de um fato isolado, a tendência de aumento do volume cerebral foi causada principalmente pela evolução aleatória do órgão de alguns indivíduos dentro de uma espécie.
Os "sapiens" modernos são dotados de um cérebro com dimensões de 12 centímetros cúbicos, enquanto outros mamíferos que pesam cerca de 60 kg têm cérebros com tamanhos médios de 200 cm3.
Fatores genéticos que contribuem para a evolução moderna Pesquisadores sugeriram que existem genes específicos que controlam o tamanho do cérebro humano. Esses genes continuam a desempenhar um papel na evolução do cérebro, implicando que o cérebro continua a evoluir.
O cérebro humano, no entanto, é um ponto fora dessa curva. Existiu algo de único no desenvolvimento humano que permitiu com que o homem superasse as limitações sofridas por todos os outros primatas e desenvolvesse o maior cérebro, que gasta 20% de toda a energia do corpo.
Vale destacar que o termo correto para essa avaliação é VOLUME cerebral porque trata-se de uma medida usada na ressonância. Massa do cérebro diz respeito ao peso, que só pode ser medido quando este é retirado da caixa craniana e colocado sozinho na balança.
O nosso cérebro se desenvolve independentemente de seu tamanho. Não é a maior quantidade de neurônios que aumenta a capacidade cognitiva, mas a maneira como eles estão conectados. ... Essas células do cérebro são formadas por axônios, dendritos e pelo corpo celular e, em um feto, são pequenas demais para funcionar.
Introdução. O encéfalo é uma região pertencente ao sistema nervoso, e engloba o cérebro, tálamo, mesencéfalo, ponte cerebelo e bulbo. Pesa aproximadamente 1,4kg e sua função principal é processar e integrar as informações nervosas do corpo humano.
De acordo com o estudo, o tamanho do cérebro influencia em 6,7% na inteligência. Na verdade, a pesquisa tinha o objetivo de examinar o papel das conexões neurais entre córtex pré-frontal esquerdo (logo atrás da testa) e o cérebro. Essa área é tão importante que corresponde a 10% da nossa inteligência.
O cérebro apresenta uma série de dobras características na região do córtex. Essas dobras servem para aumentar a área de superfície dessa estrutura, que conta apenas com o espaço restrito da cavidade craniana.
A espécie da famosa fóssil Lucy, o Australopithecus afarensis, tinha crânio com volume interno entre 4 mililitros, considerando que crânios de chimpanzé armazenam cerca de 400 ml e gorilas entre 5 ml.