Indiciamento nada mais é do que o juízo de valor da Autoridade Policial sobre determinada infração penal atribuindo-a ao investigado que, a partir desse momento, passa a figurar a condição de "indiciado".
Em que consiste o relatório do delegado de polícia?
Ao final das investigações levadas a efeito por meio do inquérito policial deve ser lavrado um relatório pelo delegado de polícia. ... 10, § 2º, do CPP, prevê que "no relatório poderá a autoridade indicar testemunhas que não tiverem sido inquiridas, mencionando o lugar onde possam ser encontradas".
Quando o delegado pode indiciar?
O indiciamento é um ato típico do inquérito policial, cabível somente em seu âmbito, por decisão da autoridade policial. Vencida essa fase, com o processo judicial, não há mais lugar para sua realização.
O que significa indiciado a apurar?
O indiciamento é a imputação a alguém da infração penal que está sendo apurada, no curso do inquérito policial.
O que significa indiciar alguém o indiciamento precisa ser fundamentado?
Trata-se de ato fundamentado, no qual a autoridade policial deve expor os elementos existentes na investigação que lhe permitiram concluir pela formação de culpa, no seu cargo, em relação a determinado sujeito.
Qual a importância do Ato do indiciamento?
O ato do indiciamento, portanto, é dotado de fundamental importância, notadamente sob a ótica das garantias ao indivíduo, ao tornar clara a posição do sujeito passivo da investigação, quando o mesmo é apontado pela autoridade policial, a partir de sua convicção, como provável autor da infração penal investigada.
Como o Ministério Público não está vinculado ao indiciamento do delegado?
O Ministério público não esta vinculado ao inquérito policial e como o indiciamento é uma das etapas dentro desse procedimento, também se torna dispensável. É o que o doutrinador NUCCI,2014 defende: ``Ademais, em sua demanda acusatória, o Ministério Público não está vinculado ao indiciamento do delegado``.
Quais são as excludentes de ilicitude no ato de indiciamento?
As excludentes de ilicitude devem ser consideradas pela autoridade policial no momento do juízo de indiciamento. Conforme abordam Luis Flávio Gomes e Ivan Luis Marques da Silva [ 11 ], em que pese tratando da lavratura da prisão em flagrante, entendemos que tal raciocínio aplica-se igualmente ao ato de indiciamento:
Como funciona o indiciamento?
Ademais, o indiciamento constitui uma garantia para ampla defesa do investigado, que a partir de então passa a ter ciência do seu status dentro da persecução penal. Fazendo uma analogia com o auto de prisão em flagrante, podemos afirmar que o indiciamento funciona como uma espécie de nota de culpa.