Entende porque o ciúme não tem fundamento? No entanto, o mesmo versículo que ensina que o amor não arde em ciúmes, também afirma que o amor não se conduz inconvenientemente. Esse assunto estudaremos na próxima coluna. Sabemos que, se alguém não lhe ama, não serão os ciúmes que farão o amor surgir.
A palavra alemã para ciúme é Eifersucht e significa, literalmente, vício (ou doença) que arde. E parece ser assim que este sentimento se manifesta: uma dor que aperta o coração e causa tanto dissabor em uma relação afetiva.
O ciúmes é um sentimento de insegurança que vem do medo de perder uma pessoa, em que o seu maior desejo é preservar e permanecer em uma relação.
O ciúme é um sentimento bem difícil de controlar e que aparece por diversas razões. ... O ciúme surge como um sinal de alerta, quando acreditamos que algo não está indo bem ou como desejamos. Pode ser um problema real ou estar presente apenas no imaginário.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Esta imagem era a imagem de um deus falso que provocava o Senhor ao "ciúme" Deuteronômio 32:16 , Deuteronômio 32:21 ; 1 Reis 14:22 . ... Os deuses falsos do pagandom são levados ao templo para que possam ser detectados e expostos ao serem confrontados com o Deus da revelação.
O ciúme é um sentimento comum nas mais diversas relações, mas quando há algo que foge ao controle isso sim é motivo de atenção. As causas podem ser variadas: uma autoimagem debilitada, abandonos anteriores, sensação de posse do parceiro, entre outros.
Que tem ciúmes: 1 cioso, zeloso, ciumoso, desconfiado, despeitado, enciumado, inquieto, invejoso, ínvido, possessivo, suspeito.