O Dia da Independência da Bahia ou Dois de Julho é um feriado estadual baiano celebrado no dia 2 de julho de cada ano. A data comemora a vitória sobre as forças coloniais na guerra de independência, expulsando os portugueses de Salvador no dia 2 de julho de 1823.
Durante quase um ano, as cidades de Salvador e Cachoeira, na região do recôncavo, foram palco de batalhas sangrentas para expulsar os invasores. Somente no dia 2 de julho de 1823 a Bahia se tornou, de fato, livre de Portugal. No estado, o movimento foi marcado por forte participação popular.
Muitos heróis são retratados no desfile: índios, religiosos, o povo baiano. Todos se uniram para defender o Brasil. No dia 2 de julho de 1823, as tropas portuguesas que resistiam fugiram pela Baía de Todos os Santos. E foi assim que o Brasil se libertou definitivamente do domínio de Portugal.
Os baianos conhecem esta data como sendo a Independência do Brasil na Bahia, que celebra a vitória dos brasileiros na guerra travada na então província da Bahia, por mais de 17 meses (de fevereiro de 1822 a julho de 1823) contra as tropas portuguesas.
O 2 de julho deveria ser a data oficial da independência do Brasil. Nessa data os baianos expulsaram as tropas portuguesas do Brasil. Há pouco, ministros do governo brasileiro receberam a visita do chefe da CIA dos EUA. ...
Publicado 21 - 07h11 O 2 de julho deveria ser a data oficial da independência do Brasil. Nessa data os baianos expulsaram as tropas portuguesas do Brasil.
Em que pese a independência do Brasil ter ocorrido em 7 de setembro de 1822, o movimento de libertação da província da Bahia iniciou em 19 de fevereiro de 1822, motivado pela Revolução Liberal do Porto de 1822, que aspirava à limitação do poder real.
A data comemora a vitória sobre as forças coloniais na guerra de independência, expulsando os portugueses de Salvador no dia 2 de julho de 1823. O dia é a data magna do estado e é estabelecida como feriado pela própria constituição baiana....Feriado.Dois de JulhoTipoHistórico/culturalData2 de julho
O caboclo representa os índios e mestiços baianos que lutaram pela Independência da Bahia contra as tropas portuguesas, derrotadas no dia 2 de Julho de 1823. ...