Assim, se você calça 36 no Brasil, isso equivale ao número 18,5 no Reino Unido, mas você precisa pedir um sapato 5, já que a contagem recomeça no 13,5. Ufa! Enquanto isso, no Japão, a medida é bem mais fácil: um ponto para cada centímetro do pé! Ou seja, se o seu pé tiver 20 centímetros, o número do seu sapato será 20.
A primeira descrição oficial de um sistema de tamanhos para calçados foi publicada na Inglaterra em 1688. ... Essa medida virou uma unidade métrica chamada ponto, que, na esteira da Revolução Industrial, entrou no primeiro sistema de numeração para fábricas de calçados, criado em 1800 pelo americano Edwin B. Simpson.
A medida de um sapato será o do comprimento da forma em milímetros, a dividir por 6,67 mm. Tipicamente, o comprimento da forma será o comprimento do pé acrescido de 15 mm.
No Brasil, a escala adotada é a francesa, em que cada ponto mede 2/3 de centímetro. Assim, se parte do zero (calcanhar) e a cada 0,66 centímetro conta-se um ponto (finalizando na ponta do dedão). A única diferença observada no calce brasileiro é a largura dos pés, que é maior.
Para a nossa alegria, para sabermos a nossa numeração dos calçados na Europa, basta adicionarmos dois números acima do que calçamos no Brasil. Nada complicado como a conversão do tamanho dos calçados dos Estados Unidos.
O tamanho do sapato começou a ser medido com trigo. No início dos anos 1300, o rei britânico Eduardo II decidiu padronizar o tamanho dos calçados, e declarou que três sementes de trigo, equivalentes a um centímetro, deveriam ser usadas para calcular a medida dos calçados.
Pé (ou pés no plural; símbolo: ft ou ′) é uma unidade de medida de comprimento. Um pé corresponde a 12 polegadas, e três pés são uma jarda. Esse sistema de medida é utilizado atualmente no Reino Unido, nos Estados Unidos e, com menor frequência, no Canadá. Um pé correspondia a onze polegadas e meia.
Tabela de Tamanhos calçados MulherBREUA MulherMedição do pé377.524.1 cm38824.6 cm398.525.0 cm409.525.9 cm