Nomenclatura binomial ou nomenclatura binária designa o conjunto de normas que regulam a atribuição de nomes científicos às espécies de seres vivos. Chama-se binominal porque o nome de cada espécie é formado por duas palavras: o nome do gênero e o epíteto específico, normalmente um adjetivo que qualifica género.
As principais regras são: · Cada animal ou planta deve ser reconhecido por uma designação binomial, onde o primeiro termo qualifica o gênero e o segundo a espécie. ... O nome relativo à espécie deve ser um adjetivo escrito com inicial maiúscula.
O sistema atual identifica cada espécie por dois nomes em latim: o primeiro, em maiúscula, é o gênero, o segundo, em minúscula, é o epíteto específico. Os dois nomes juntos formam o nome da espécie.
Este sistema, denominado nomenclatura binomial, ou sistema lineano; sugere que: - Todo nome científico deve possuir duas palavras; - A primeira palavra do nome científico se refere ao gênero do indivíduo; ... - A segunda palavra do nome científico é o epíteto específico: um nome que caracteriza a espécie.
- A primeira letra do nome científico deve ser apresentada em maiúsculo e a primeira letra do epíteto específico, em minúsculo; - A partir da segunda vez que se escreve o nome de determinada espécie, o Gênero pode se apresentar abreviado.
Sistema para denominar os organismos que utiliza duas palavras, ambas em latim, que constituem o nome científico. Por exemplo, o nome científico da Rã comum é Rana esculenta, de modo que Rana é o nome do género e esculenta é o restritivo específico. ...
A nomenclatura zoológica é independente da nomenclatura botânica ou outras. O nome da espécie é binominal e o da subespécie é trinomial. O primeiro nome é indicativo do gênero; o segundo, da espécie e o terceiro, da subespécie. O subgênero quando citado, é colocado entre o gênero e a espécie e entre parênteses.
- Todo nome científico deve possuir duas palavras; ... - A primeira letra da primeira palavra do nome científico deve estar em maiúsculo. As demais, em minúsculo, assim como o epíteto específico; - O nome científico deve ser escrito em itálico.
é obrigatório o uso de duas palavras para designar o nome científico de uma espécie, daí a expressão sistema binomial de nomenclatura (a palavra binomial significa 'com dois nomes', 'com duas palavras'). A primeira delas deve ser escrita com letra inicial maiúscula; a segunda, com letra inicial minúscula.