CONCEITO DE NECESSIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL – NEE 03). O conceito de Necessidades Educacionais Especiais – NEE foi adotado e revisto depois da Declaração de Salamanca (1994), passando a abranger todas as crianças e jovens cujas necessidades envolvam deficiências ou dificuldades de aprendizagem.
Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educacionais especiais e aprendizagem escolar.
O módulo Necessidades Educacionais Especiais – NEE – objetiva realizar o acompanhamento pedagógico de alunos que possuem algum tipo de necessidade educacional especial, desde o momento de seu ingresso até o momento da finalização de seu curso de Graduação ou Pós-Graduação na instituição.
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da Educação Especial que organiza atividades, recursos pedagógicos e de acessibilidade, de forma complementar ou suplementar à escolarização dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, matriculados ...
São necessidades relacionadas aos alunos que apresentam elevada capacidade ou dificuldades de aprendizagem. Esses alunos não são, necessariamente, portadores de deficiências, mas são aqueles que passam a ser especiais quando exigem respostas específicas adequadas.
As NEE permanentes incluem: deficiência mental, dificuldades de aprendizagem, perturbações emocionais, problemas de comunicação, problemas motores, deficiência auditiva, cegueira, surdez, multideficiências, altas habilidades e superdotação, hiperatividades, entre outros.
PcD é a abreviação para "Pessoa com Deficiência", já PNE significa "Pessoa com Necessidade Especial". O termo correto para uso em qualquer situação, seja na inclusão de um colaborador, na escola, clubes, academias, em toda a sociedade brasileira e mundial é PcD.
Trabalhando a aceitação das diferenças. Propor atividades que abordem questões como diversidade e aceitação das diferenças é uma arma eficiente de combate à intolerância e ao bullying. Assim, é possível promover a inclusão do aluno com deficiência em sua turma.
Como principais resultados, foi possível identificar estudantes do sexo feminino e masculino, com idade entre 18 e 40 anos. Entre as necessidades específicas foram identificadas: baixa visão, deficiência auditiva, deficiência física e Síndrome de Asperger.
De acordo com o Art. 58 da Lei n° 9.394/1996 , entende-se por educação especial, a modalidade de educação escolar, na rede regular de ensino para educandos portadores de necessidades especiais.