Caso você tenha adquirido um smartphone com IMEI impedido por alguma outra irregularidade, isso deve significar que ele conta com alguma violação na certificação da Anatel ou adulteração dela.
Caso seja "Não cadastrado na base", significa que o sistema não registrou nenhuma queixa de perda ou roubo do aparelho, mas, se o resultado for "Impedido", a melhor coisa a fazer é desistir do item.
Bloquear o código IMEI do aparelho pode ser feito junto à sua operadora. A medida proposta pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem o objetivo de desestimular o roubo de smartphones, pois após isso, o dispositivo não pode mais se conectar a nenhuma outra operadora e fica inútil.
Ao acessar o site Alerta Celular, o dono do aparelho deve fazer o cadastro do IMEI - número que identifica o aparelho e que consta na nota fiscal e na embalagem original do celular. O número também pode ser obtido discando *#06# do próprio aparelho.
Veja o que você pode fazer para resolver esse erro: restaurar o celular para as configurações de fábrica pode resolver esse problema, mas se você é um usuário de uma custom ROM, como Lineage OS, Ressurrection Remix, etc., vai precisar reinstalar o Android original para recuperar seu IMEI.
Se o IMEI informado está impedido por perda, roubo ou furto Caso o bloqueio por roubo, furto ou extravio não tenha sido solicitado pelo consumidor, ele deve entrar em contato com o estabelecimento comercial que lhe vendeu o equipamento e buscar a troca e/ou ressarcimento do aparelho celular.
Em caso de não estar registrado na base de dados, isso significa que seu IMEI está funcionando normalmente. Caso o bloqueio seja confirmado, é necessário entrar em contato com a operadora para efetuar o desbloqueio.
A mensagem "não registrado na rede" ou "rede celular não disponível" significa que seu celular não conseguiu encontrar a conexão da operadora. Ou seja, não conseguiu se conectar em nenhuma rede no local e a operadora do seu chip não consegue reconhecer o seu aparelho.
O IMEI é um código de identificação do celular. ... Um site lançado recentemente pela Anatel informa se o IMEI de um aparelho está bloqueado por motivo de furto, roubo, perda ou extravio. Em qualquer um dos casos, o celular não funcionará no Brasil e em vários países.
Operadoras chamam o bloqueio por IMEI de "bloqueio de aparelho". ... Uma vez provado que se trata do dono do aparelho, o atendente pode conferir o IMEI do aparelho via sistema e encaminhar o bloqueio.