Salmos 12: 2 . Eles falam vaidade – Ou falsidade, que é uma coisa vã, e quer a solidez da verdade. Com um coração duplo eles falam – Veja a margem. Eles falam como se tivessem dois corações, o que os inclina a odiar o próximo e a formar desígnios contra ele, e o outro a incitar a língua a fingir uma amizade por ele.
2) coração dobre - diz-se do homem de ânimo dobre. Não é firme, não é constante nos seus caminhos. Esmorece, não permanece crendo, não retém firme a esperança.
No Antigo Testamento, Deus ordena o seu povo a não mentir (Levítico 19:11): "Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo". A mentira é tão condenável para Deus que é um dos pecados capitais: "Não levantarás falsos testemunhos contra o seu próximo".
O Salmo 12 é um salmo de lamentação que se concentra no poder maligno das palavras dos pecadores. O salmista mostra o quanto os ímpios podem causar o mal com sua boca perversa, mas garante que o poder das palavras puras de Deus pode salvar.
Expressão bíblica que se refere a alguém que tem a fé duvidosa; pessoa fingida, que vai pelo que mais lhe convém.
Significado de língua dobre: Expressão bíblica que significa falar mal do próximo, blasfemar, dizer...
Pessoas que ora estão firmes, ora desanimadas. Esmorecer, não permanecer crendo firme.
Dobre traz a ideia de falsidade, de enganação. O Homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.
A falsidade é um dos maiores defeitos de um ser humano. Sempre tento manter distância de pessoas falsas e a melhor forma de fazer isso é ser sempre uma pessoa inteiramente verdadeira. A falsidade é um espinho em todas as relações, que machuca as pessoas a volta e deve ser cortado pela raiz.
Pessoa que oculta a verdade ou não diz o que realmente pensa. Algo ou alguém que tenta enganar fingindo ser uma coisa que não é. Aquilo que foi adulterado, modificado, falsificado.