O chamado Mundo VUCA é um conceito relacionado aos imprevistos e rapidez com que as mudanças ocorrem no mercado. Essa ideia de que as coisas hoje acontecem muito mais rápido do que antes já deve ter passado pela sua cabeça em algum momento e lidar com isso é justamente entender o que é o Mundo VUCA.
A pandemia mudou para sempre nossas organizações e, diante de um universo cada vez mais conectado, a noção de VUCA não é mais suficiente. Assim, surge o BANI, um acrônimo que expressa este momento de transformações e acelerações.
O termo BANI foi criado em 2018, antes do COVID, mas a pandemia que acelerou a transformação digital também fez com que esse novo acrônimo fizesse mais sentido. Como já vimos, BANI significa Brittle, Anxious, Nonlinear, and Incomprehensible ou em português FANI, Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível.
O que é Mundo VUCA? ... Quatro pilares definem esse novo cenário: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade, cujas iniciais em inglês (Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity) dão nome ao Mundo VUCA.
QUE COMPETÊNCIAS SÃO NECESSÁRIAS PARA PROSPERAR NO MUNDO VUCA?
Quando a pandemia trouxe questões mais complexas, a definição VUCA ficou insuficiente perante o cenário que se apresentou. É importante ressaltar que, para alguns estudiosos, BANI é considerado a evolução natural do mundo VUCA. Mas pode ser que você ainda se sinta vivendo entre ambos "mundos".
Como lidar com o mundo BANI No contexto fragilidade, é preciso resiliência e colaboração, inclusive com concorrentes, além de trabalhar a diversidade em várias esferas (equipe, produtos, serviços e modelos de negócios), e adotar estruturas mais bem distribuídas.
O mundo VUCA não poder ser dissociado da gestão baseada em riscos. Estar aberto às novas possibilidades em um ambiente de incertezas certamente passa pelo desejo e coragem de transitar em novos caminhos antes nunca utilizados. É neste MU-VUCA (Mundo VUCA) que estamos vivendo.