Um conceito fundamental em sistemas operacionais é o conceito de processo. Em um sistema de multiprogramação a CPU fica se alternando entre a execução de vários processos, cada um por dezenas ou centenas de milisegundos. ...
Multitarefa (Multiprogramado) – mais de um programa na memória em execução. Exige técnicas de multiprogramação. As tarefas são executadas em ordem de chegada, mas pode não ser completada. Cada programa é executado dentro de sua fatia de tempo (time sharing – tempo compartilhado).
Multiprogramação - é uma técnica utilizada para melhor aproveitamento dos recursos de um sistema operacional. Por meio de um escalonamento de tarefas, o tempo do processador e a alocação de memória podem ser melhorados. Isso permite que vários programas sejam armazenados simultaneamente na memória virtual.
Uso da técnica de multiprogramação para a manipulação de múltiplos jobs interativos. Jobs são constantemente "trocados" entre memória e disco ("swap"). Usuário dirige a sua tarefa. Seus comandos são interpretados e executados em seguida (processamento on-line).
As chamadas de sistemas são funções (interfaces) usadas pelos aplicativos para solicitar a execução de algum serviço ao kernel do sistema operacional. ... Com as chamadas de sistemas é possível, por exemplo, definir acesso a recursos de baixo nível como alocação de memória, periféricos e arquivos.
O mecanismo de concorrência é o princípio básico para o projeto e a implementação dos sistemas multiprogramados. A possibilidade de o processador executar várias tarefas ao mesmo tempo permite que vários programas sejam executados concorrentemente pelo sistema operacional.
✓ Monoprogramação: executa apenas 1 programa/vez. ✓ Multiprogramação: trabalha mais de um programa/vez.
Na multitarefa, o usuário é substituído por programas, ou seja, mais de um programa compartilha o processador e o processador muda rapidamente de um programa para outro. ... Portanto, a multiprogramação é basicamente para multiusuários e a multitarefa é para um único usuário com vários programas.
Os benefícios da multiprogramação são vários: aumento da utilização da CPU e da taxa de saída do sistema computacional, isto é, da quantidade de trabalho realizada dentro de um intervalo de tempo (throughput).
Multiprogramação: corresponde a diversos programas distintos executando em um mesmo processador. ... Multiprocessamento: corresponde a diversos processadores, dentro de um mesmo sistema de computação, executando programas diversos ou cooperando na execução de um mesmo programa.