O século XVIII ou Século das Luzes foi o século de surgimento do chamado Iluminismo. O Iluminismo foi um movimento de cunho cultural baseado no racionalismo feito pela elite europeia. Esse movimento tentou buscar um rompimento com a mentalidade medieval e acreditava na ideologia do progresso.
Veja os principais movimentos sociais influenciados pelo Iluminismo:
Chamamos de ilustração ou Iluminismo as ideias que se desenvolveram na Europa nos séculos XVI e XVIII. Tais ideias caracterizavam pela procura de uma explicação racional para os fenômenos naturais e sociais e pela noção de progresso, que marcaria a vida humana.
O auge da Revolução Intelectual em filosofia de deu com o Iluminismo, também chamado de "Ilustração" ou "Filosofia das Luzes". Esse movimento surgiu na França do século XVII e defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica que dominava a Europa desde a Idade Média.
Resumo: O século XVIII ficou conhecido por "Século das luzes" devido à ascensão do pensamento Iluminista que reconfigurou o mundo no âmbito social, econômico, político e científico. ... Obviamente não podemos caracterizar o iluminismo como um fenômeno homogêneo.
Assim, a Inconfidência Mineira de 1789, a Conjuração Fluminense de 1794, a Revolta dos Alfaiates de 1798 na Bahia e a Revolução Pernambucana de 1817 se constituíram nos principais movimentos políticos influenciados pelos ideais iluministas e que culminaram na Independência proclamada em 1822.
Antes dos Iluministas a Europa Ocidental estava dominada por mandatários que governavam sob dogmas religiosos ou que exercíciam o poder em monarquias absolutistas em sua grande maioria. O Iluminismo chegou com um novo pensamento, e trouxe o "Século das Luzes".
Os artistas ingleses, que conviviam mais intimamente com o campo e com as novas ideias iluministas, caminharam para um estilo diferenciado no período. ... A ideia de que o homem poderia chegar à verdade, dominando a natureza através da razão e da experiência, ganhou força nos séculos XVII e XVIII.