Quando a pessoa está impaciente, nervosa, irritada. Gíria popular da interior de Minas. Gleison está com a moléstia do cachorro doido!
O sono, falta de concentração, aparência descuidada, entre outros, são indicativos de que algo está errado. Crianças que apresentam um interesse por questões sexuais ou que façam brincadeiras de cunho sexual e usam palavras ou desenhos que se referem às partes íntimas podem estar indicando uma situação de abuso.
Se o seu filho tornou-se abruptamente reservado e tímido, isso pode ser sinal de que ele está sendo molestado. Busque pelos sinais de aviso de que algum abuso esteja acontecendo, e converse com o seu filho a respeito da possibilidade de toques inapropriados terem acontecido.
É um regionalismo. Pode significar raiva, descontrole, ou pode estar dentro de uma expressão idiomática, tomando um outro sentindo. "- Eita que esse menino tá com a mulesta hoje!
Expressão definida para xingar um indíviduo de mal comportamento¹. Individuos sapecas, danados².
No Nordeste do Brasil, ao longo do tempo, mudou-se a palavra de "cabrão" para "cabra". Expressões como "cabra da mulesta" e "cabra da peste" significavam, originalmente, 'indivíduo mau, temido ou respeitado por sua valentia, frieza, crueldade'.
Crianças abusadas tendem a mudar de comportamento dentro de casa e na escola. Andreia explica que algumas passam a se masturbar na frente de todos ou a terem gestos sensuais. — O normal da criança é se esconder na hora de mexer nas partes íntimas, mesmo com outros coleguinhas.